Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, Centros Territoriais de Educação Profissional (Cetecp) e Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) formaram uma rede de solidariedade no combate à Covid-19. Entre os centros que já doaram insumos como máscaras, luvas e álcool  em gel, estão os Ceteps da Chapada, do Médio Sudoeste, de Seabra e de Irecê, além do CEEP de Xique-Xique. Dentre os locais que receberam doação estão a Secretaria de Saúde do Município de Irecê, o Hospital Regional da Chapada, o Hospital de Campanha Covid-19 do município de Xique-Xique e a Fundação Hospital e Maternidade de Itororó.
O diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) Irecê, Gledson Moura da Conceição, falou sobre a iniciativa. “A educação é parceira da Saúde em muitas frentes. Doamos material de higiene e EPI (luvas, máscaras e toucas) do curso de Enfermagem do Cetep de Irecê e do CEEP de Xique-Xique para o Hospital de Campanha da Covid, que está funcionando no Hospital Municipal de Irecê”, afirmou. A unidade recebeu, ainda, algodão, compressas cirúrgicas de gases, scalp, seringas com agulhas e cateteres.
 
A ação solidária das unidades da Educação Profissional também foi comentada pela diretora do Cetep Médio Sudoeste, Sirlene Pereira. "O Cetep já entregou 40 caixas de máscaras e luvas à Fundação Hospital e Maternidade de Itororó", contou. 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância da consolidação da rede solidária da Educação no combate à Covid-19. “Agora é hora de unirmos todas as forças para trabalharmos em prol do bem estar dos baianos e baianas. Portanto, compor essa rede de apoio às unidades básica e aos hospitais de referência nos territórios é uma maneira da Educação Profissional contribuir para superarmos este momento tão delicado".
Rede solidária
Também fazem parte da rede solidária da Educação de doações de equipamentos de proteção à Saúde os Centros Territoriais de Educação Profissional (Cetep) da Bacia do Jacuípe e do Baixo Sul e do Centro e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas, que já beneficiaram os hospitais Costa do Cacau (Ilhéus), Prado Valadares (Jequié) e Geral de Ipiaú; as Unidades de Atenção à Saúde Básica (Jequié); e o Hospital Cleriston Andrade (Salvador), além da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A comunidade escolar do CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, também confeccionou máscaras de proteção, distribuídas, gratuitamente, em órgãos e instituições, como lar de idosos, e para garis, feirantes, mototaxistas e população carente em geral. 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado