Os profissionais de saúde da rede estadual, que estão na linha de frente do combate à Covid-19 ou não, têm agora mais uma opção para saberem se estão contaminados. Um Centro de Testagem foi montado no formato de “drive thru", no Centro de Atenção à Saúde Professor Dr. José Maria de Magalhães Netto, na região do Shopping da Bahia, em Salvador, e começou a funcionar neste sábado (23).
Para fazer o teste do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral, o agendamento deve ser feito pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) ou pelo RH da unidade onde ele atua. O Centro vai entrar em contato por telefone para informar a data e o horário do exame.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma ação preventiva do Governo do Estado. "Recomendamos a testagem regular dos trabalhadores em um intervalo de 14 a 21 dias que atuem nos hospitais estaduais da capital e do interior, independente do perfil de atendimento da unidade. Devido ao número de profissionais da capital, montamos este Centro como mais uma opção, mas estamos estruturando salas de coleta em todos os hospitais", afirmou Vilas-Boas. 
Segundo o diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Bruno Guimarães, a nova unidade conta com dez funcionários e tem capacidade para realizar 240 testes por dia. Devem fazer o teste todos os profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos.
Bruno Guimarães informou ainda que, neste primeiro dia, foram realizados 23 testes pela manhã e, pela tarde, a expectativa é que mais de 40 servidores façam o exame. "É uma iniciativa que o Governo do Estado está implantando para proteger os trabalhadores, sobretudo aqueles que estão no enfrentamento direto ao novo coronavírus", ressaltou.
Repórter: Raul Rodrigues