O Senai Cimatec está realizando a manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia de Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol. A ação é resultado de uma parceria do Senai Cimatec com o Governo do Estado e a empresa alemã de dispositivos médicos e farmacêuticos B.Braun. O primeiro lote, com 20 unidades já recuperadas, foi entregue nesta terça-feira (26).
Bomba de infusão é um aparelho médico-hospitalar, utilizado para perfundir líquidos, tais como fármacos ou nutrientes, com controle de fluxo e volume nas vias venosa, arterial ou esofágica. De acordo com o secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, nesta terça (26) chegaram a Salvador, vindas do Rio de Janeiro, peças de reposição da B.Braun para a manutenção das 100 primeiras bombas de infusão. 
“Este é um equipamento indispensável na UTI, sendo que para cada respirador mecânico são necessárias quatro dessas bombas. Este é mais um trabalho que se soma a outros, em parceria com o Senai Cimatec, para o combate ao coronavírus, entre eles a implantação de túneis de desinfecção em hospitais, a produção de protetores faciais face shield, a manutenção de respiradores mecânicos e o envase e diluição de álcool”, afirma Pinheiro. 
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação)
O gerente executivo do Senai Cimatec, André Oliveira, ressalta que o fabricante B.Braun disponibilizou uma equipe de profissionais para orientar os trabalhos. Ele explica como funciona o processo de manutenção. “Inicialmente é realizada a desinfecção e triagem, para identificação dos defeitos. A etapa seguinte é a substituição das peças necessárias e reparos, por fim a montagem e calibração, para depois fazer uma nova desinfecção antes de embalar”, destaca Oliveira, acrescentando que o hospital realiza uma nova desinfecção ao recepcionar cada unidade.
Fonte: Ascom/Seplan