A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Desa), acaba de lançar uma chamada pública aos servidores em atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Até o dia 31 de maio, poderão ser enviados à ONU vídeos de até cinco minutos demonstrando maneiras inovadoras em que serviços públicos cruciais continuam a ser prestados à população. Os clipes podem ser filmados de celular e devem mostrar qual solução está sendo empreendida, seja na área de saúde, educação, bem estar, cultura, trânsito, pesquisa, entre outros. 

A ação conta com parceria do Ministério do Interior e Segurança da República da Coreia (Coreia do Sul) e faz parte das comemorações pelo Dia do Serviço Público das Nações Unidas, celebrado no dia 23 de junho pela organização. Além disso, se propõe a reconhecer o trabalho corajoso dos funcionários públicos de todo o mundo durante a pandemia. Os clipes serão reunidos em um vídeo, a ser veiculado durante evento on-line na data, além de divulgado nas redes sociais da ONU. 

Os clipes devem ser enviados por e-mail ao endereço eletrônico unpsa@un.org, com o título “Submissão de Vídeo UNPSD”, além do nome do país de onde está sendo enviado. Se o tamanho do arquivo for muito grande, deve ser enviado para o mesmo endereço um link para compartilhamento de arquivos. Todo o conteúdo será devidamente creditado com o nome do autor e do projeto. Confira os pré-requisitos: 

1. Clipes curtos: 30 segundos a 5 minutos
2. Se estiver filmando em um telefone, mantenha-o na posição horizontal
3. O vídeo deve mostrar serviços públicos inovadores e funcionários públicos em ação (por exemplo, profissionais de saúde que combatem o COVID-19 ou outros profissionais de saúde pública, professores que ministram aulas virtuais, assistentes sociais que ajudam populações vulneráveis, trabalhadores de transporte público, trabalhadores de saneamento, carteiros, etc.)
4. O vídeo deve ser acompanhado de uma descrição em texto, contendo:

a. Nome do país e da cidade onde a filmagem foi feita;
b. Nome do projeto / agência / instituição e, se desejado, o nome do servidor público;
c. Breve descrição do que o vídeo mostra.

Fonte: Ascom/ Saeb