Os estudantes da rede estadual têm até esta sexta-feira (22) para realizar as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet. O Enem é a principal forma de acesso ao Ensino Superior, pois possibilita aos inscritos concorrerem a vagas em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). 
Visando contribuir para assegurar a participação dos estudantes no Exame, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está orientando as escolas para que auxiliem os estudantes neste processo, principalmente aqueles que não têm acesso a computadores e à internet para a realização da inscrição. "É fundamental contarmos com os nossos gestores, professores e coordenadores pedagógicos e a sociedade em geral no apoio das inscrições dos nossos estudantes. Realmente, é um apelo, pois temos sempre que pensar no que é melhor para os nossos estudantes. E poder mobilizar e garantir que eles participem do Enem é uma responsabilidades de todos", ressaltou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. 
Ações estratégicas 
Para contribuir com a preparação dos estudantes neste período de suspensão das aulas, em virtude da pandemia, a SEC desenvolve uma série de ações e projetos estratégicos. Por meio do ENEM 100%, por exemplo, são disponibilizados no Portal da Educação diversos materiais elaborados por professores da rede estadual e por instituições parceiras, tais como a plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ensino Médio e o Curso ENEM Gratuito.
Também estão disponíveis conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos –  Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de dez mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). 
Os estudantes também podem se preparar assistindo à programação da TVE Bahia, que exibe diariamente, das 13h às 15h, o programa Estude em Casa (em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho) e A Hora do Enem, às 18h, produzido pela TV Escola.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado (SEC)