Para fortalecer a citricultura de agricultores familiares do município de Rio Real, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, entregou 5 mil mudas de laranja para 50 famílias da comunidade Olhos D’água, visando à renovação de seus pomares e para aumentar, consequentemente, a renda e qualidade de vida dos beneficiados.
As famílias integram a Associação de Olhos D’água, contemplada no edital de Fruticultura do projeto Bahia Produtiva, com investimento de mais R$ 921 mil. O recurso total foi aplicado na aquisição das mudas de laranja e também de equipamentos, a exemplo da grade laranjeira hidráulica, patrulha mecanizada, trator e pulverizador.
A agricultora familiar Elissandia Pereira de Lisboa ressalta a importância de ter recebido as mudas neste cenário atual: “Estamos bastante satisfeitos com a qualidade e quantidade de mudas. Vai ajudar os agricultores que não têm condições de comprar neste momento, onde todos passam por uma difícil crise econômica. A expectativa é que essas mudas cresçam, produzam bons frutos na mesa dos agricultores, agreguem valor ao produto e possam gerar renda no campo e mais trabalho para as famílias”.
Para o agricultor Gersom Marques dos Santos, as mudas foram uma motivação porque “uma muda de qualidade tem a tendência de produzir bons frutos, gerar renda e ter o trabalho da comunidade valorizado. Agora podemos acreditar que teremos bons resultados”.
Para a assistente territorial do Bahia Produtiva no Litoral Norte e Agreste Baiano, Edimare Ribeiro Costa, a atenção do Governo do Estado para a agricultura familiar tem sido essencial. “Mesmo com este período crítico que estamos vivendo, o Governo do Estado está tomando todas as precauções de combate à pandemia, permanece desenvolvendo ações que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar", afirma. 
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Por meio do projeto, o Governo do Estado já investiu mais de R$22 milhões na fruticultura para elevar a produção de 2.318 famílias de agricultores familiares de toda a Bahia. Os investimentos se concentram na base de produção e na agregação de valor, com o processo de implantação de agroindústrias, o que possibilita a comercialização de um produto de qualidade.
Fonte: Ascom/SDR