O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (7), a entrega de 51.121 mil máscaras de algodão e 880 litros de álcool gel para o município de Salvador. A entrega foi feita pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) para a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Sempre). A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
Também serão enviadas mais de 29.072 mil máscaras e mais 1.850 litros de álcool gel para os serviços localizados no interior do estado. Os produtos serão destinados para ações sociais, segundo a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS. Entre os pontos para onde serão destinados estão os Centros Pop, que prestam atendimento e acompanhamento à população em situação de rua, e Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, Idosos, Adultos e Famílias.
O Governo do Estado também destinará parte dos materiais para as Casas Abrigo Regionais, que acolhem mulheres vítimas de violência em risco iminente de morte. Atualmente, por meio da SJDHDS e em parceria com os municípios, existem unidades em Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltou a importância do trabalho articulado entre o governo e as prefeituras. “Nós temos mantido diálogo e atuado conjuntamente, tanto com a prefeitura de Salvador e outros municípios, também na questão da assistência social, que tem tido um papel importante neste momento tão sensível que a população mais vulnerável vive”, pontuou.
Foto: Seplan
(Foto: Seplan)
O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou que “a distribuição de máscaras e álcool gel para as pessoas em situação de vulnerabilidade social é uma ação que visa oferecer uma maior proteção para evitar a propagação do Coronavírus para esta parcela da população. Portanto, iniciamos por Salvador e outros municípios serão contemplados com a entrega dos mesmos itens”. 
Já o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, afirmou que "todo nosso esforço, conjunto, é para achatarmos ao máximo o índice de contágio no estado. Todo esse importante trabalho dará o resultado que almejamos: livrar a Bahia dessa pandemia o mais breve possível". 
Fonte: Ascom/SJDHDS/Seplan/SDE