O Teatro Castro Alves (TCA) mantém o Centro Técnico (CT) acionado para a confecção de máscaras de tecido de proteção individual, que vêm sendo distribuídas para instituições de Salvador, colaborando para as práticas sociais de combate à Covid-19. Nas últimas quatro semanas, além de atender funcionários do TCA, da Fundação Cultural (Funceb), da Secretaria de Cultura (Secult) e outros órgãos do Governo do Estado, mais de 1 mil unidades beneficiaram instituições como Associação dos Moradores da Comunidade do Barreiro, Vale do Paraguari e Adjacências, Associação de Familiares e Amigos de Presos e Presas do Estado da Bahia (ASFAB), Mulheres de Fibra do Calabar, Instituto A Mulherada e Ação Social IBCM. 
Com a determinação da obrigatoriedade de uso das máscaras em circulação externa e em ambientes de trabalho, conforme as leis estaduais 14.261 e 14.258, respectivamente, sancionadas no mês de abril, a ideia é contribuir para que os cidadãos cumpram esta medida fundamental para o enfrentamento à propagação do coronavírus. É nesta perspectiva que a equipe de colaboradores do Centro Técnico, que no cotidiano presta serviços na confecção e empréstimo de figurinos, adereços e cenários para produções artísticas da Bahia, está dedicando seus esforços neste atual desafio. 
Doações de material 
Para produzir a maior quantidade possível de máscaras e atender o máximo de pessoas que não dispõem de máscara, o Centro Técnico convoca a doações de material para confecção da peça, por pessoas físicas e empresas. Tecido, linha e elástico, além da mão de obra de costureiros voluntários que possam trabalhar de suas casas, podem ser oferecidos através do e-mail centrotecnico@tca.ba.gov.br. 
Centro Técnico do TCA 
Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA é referência na oferta de técnicas, habilidades, ferramentas e conhecimentos desta área. Além de dar suporte às montagens realizadas no Complexo, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) – e do cotidiano de demandas criativas do TCA, o CTEC fomenta o campo das artes com uma série de serviços prestados à comunidade. 
Artistas e profissionais da cultura encontram no centro técnico uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.
Fonte: Ascom/TCA