Com o objetivo de abastecer o estoque de sangue e sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares, mesmo durante a pandemia, o Hemocentro Regional de Barreiras promove, neste sábado (9), mais uma edição do ‘Sabadão Solidário’, das 8h às 12h. Os candidatos interessados em doar de sangue e cadastrar medula óssea poderão agendar o atendimento pelo telefone (77) 3613-3799, pelo site da Fundação Hemoba ou através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br.
A enfermeira Dulce Rodrigues, coordenadora do hemocentro, faz um apelo à população de Barreiras e região para que entre em contato com a unidade e agende a doação "Em razão da pandemia pelo novo coronavírus, estamos com dificuldade em atender as solicitações de todas as unidades de saúde da região oeste. Devido à diminuição do número de voluntários, nosso estoque de hemocomponentes encontra-se em estado crítico, por isso convidamos os doadores, de todos os tipos sanguíneos, que têm consciência da importância deste gesto, para que agendem sua doação de sangue", concluiu. 
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. O doador também precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que, menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. No dia da doação, é importante seguir alguns requisitos básicos, como estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, ter dormido no mínimo 6 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e fumado por pelo menos 2 horas.
O Hemocentro Regional de Barreiras funciona regularmente, de segunda a sexta-feira, na Rua Paulo Afonso, ao lado do Hospital Municipal Eurico Dutra, das 8h às 11h30 e 13h às 16h30, com capacidade para coletar mais de 1,9 mil bolsas de sangue por mês.
Fonte: Ascom/Hemoba