A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu, neste final de semana, 328 mil doses da vacina contra a gripe, para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Oriundas do Ministério da Saúde, as vacinas já começaram a ser entregues, nesta segunda-feira (6), para os municípios, prosseguindo até terça (7).

Na Bahia, até o momento, já foram aplicadas 1.167.684 doses da vacina. Lembrando que a meta da Sesab é imunizar 90% do público alvo, formado por cerca de 4,6 milhões de pessoas. Para proteger ao máximo a população, a vacina está disponível em postos espalhados em todos os 417 municípios baianos.

Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde orientou os municípios a ofertarem a vacina fora dos postos de saúde, em locais de convivência social como escolas, universidades, igrejas, em ambientes abertos e ventilados, a fim de ampliar a oferta e evitar aglomerações.

A influenza também provoca febre e sintomas respiratórios muito parecidos com os da Covid-19. Justamente por isso, a campanha, que normalmente ocorre em abril, foi antecipada: para não mascarar o quadro de pacientes com o novo coronavírus e evitar superlotação nos hospitais e unidades básicas de saúde.
Fonte: Ascom/Sesab