Dando sequência à série de investimentos feitos pelo Governo do Estado na atenção primária à saúde, em Salvador, foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (2), uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Itapuã. O governador Rui Costa, acompanhado pelo prefeito ACM Neto, fez a entrega do equipamento, que contou com mais de R$ 3,5 milhões em investimentos e terá um setor para atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus, enquanto durar a crise da Covid-19.
De acordo com Rui, por conta da pandemia do novo coronavírus, as salas que abrigariam os consultórios odontológicos serão utilizadas como boxes de observação de pacientes com suspeita da doença. "Essa medida se soma a diversas ações executadas pelo Estado para conter o avanço do novo coronavírus no território estadual. A Bahia vem tendo uma projeção abaixo da curva prevista para o estado, mas atualmente há 17 pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Couto Maia, o que significa que o volume de pessoas que precisam de cuidados intensivos está aumentando progressivamente, por isso não podemos baixar a guarda. Quem puder, deve usar máscara, inclusive confeccionadas com tecido, para proteger a si e aos outros", aconselhou o governador.
Rui ainda falou de novos leitos que estão sendo abertos para o tratamento da doença. "Vamos implantar, no Hospital do Subúrbio, leitos adicionais exclusivos para o tratamento de pacientes com a Covid-19. Além disso, o Centro de Tratamento montado no Hospital Espanhol também será aberto nos próximos dias", informou.
A UBS em Itapuã será administrada pela Prefeitura Municipal de Salvador, assim como outras unidades construídas pelo Estado, na capital. "Essas unidades são a porta de entrada de um trabalho permanente de prevenção, que aproxima o atendimento de saúde das famílias, garantindo que no futuro possamos ter menos pressão e menos necessidade de serviços mais complexos no sistema público de saúde. Por isso a importância dessa parceria com Governo do Estado , que construiu mais esta UBS na capital e que, a partir de hoje, será gerida pelo Município", destacou o prefeito ACM Neto.

Além da odontologia, que será ativada quando a situação da pandemia for normalizada, a UBS oferece, ainda, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, bem como encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Repórter: Renata Preza