Com o objetivo de garantir a segurança hídrica dos municípios de Condeúba, Piripá, Presidente Jânio Quadros, Cordeiros, Maetinga, Mortugaba e Tremedal, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através de sua vinculada a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), irá contratar, por meio de processo licitatório, uma empresa especializada para a elaboração do Estudo Ambiental de Médio Impacto da Barragem de Morrinhos.
A Barragem de Morrinhos, a ser implantada na bacia hidrográfica do Rio de Contas, sub-bacia do Rio Gavião, será um equipamento de grande porte que vai beneficiar mais de 70 mil habitantes desses municípios no Território Sudoeste Baiano. O equipamento contará com uma área de bacia hidráulica de 538,50 hectares e volume útil da ordem de 34,71 milhões de metros cúbicos de água. Com o projeto executivo já concluído, após a finalização do Estudo Ambiental, a SIHS poderá seguir com a licitação para a construção da Barragem.
“Essa é uma região que vem sendo castigada pela estiagem nos últimos oito anos, com a construção da Barragem de Morrinhos o Governo do Estado vai atender esse pleito reivindicado tão legitimamente pela Comunidade do Gavião. Será uma obra que além de garantir o abastecimento de água dessa população, também vai fortalecer a agricultura irrigada”, destacou o Titular da SIHS, Leonardo Góes.
Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)