As áreas públicas estão sempre expostas às ocupações irregulares, desde moradias à instalação de comércio, na maioria das vezes construídas sem critérios técnicos ou infraestrutura básica, o que levam riscos à população. Atenta a esta questão, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) realiza constante fiscalização dos terrenos públicos sob a sua responsabilidade, garantindo às comunidades a construção de unidades habitacionais, praças, escolas, policlínicas, vias urbanas, entre outros.
Desde a semana passada, quando teve início o isolamento para evitar contágio de pessoas pelo Coronavírus, a Conder vem reforçando essas vistorias. Na terça-feira (31), por exemplo, técnicos da companhia perceberam, no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, a mobilização de moradores da região, improvisando delimitações no terreno para uma possível futura ocupação irregular.
A Conder realiza uma série de obras na capital e interior do estado para levar melhorias à população. São obras de mobilidade urbana, construção de encostas, habitação, macrodrenagem, edificações públicas, hospitais, policlínicas, creches, parques, passarela, entre outros.
Na execução das obras, as famílias que residem em áreas precárias e de risco, ao longo dos trechos, são direcionadas para programas habitacionais ou podem também optar por indenização.  A população é também beneficiada com uma série de ações sociais, voltadas à organização e desenvolvimento comunitário, educação ambiental, além da capacitação profissional e geração de trabalho e renda.
A urbanização integrada (obra e atendimento às famílias) executada pela Conder além dos imóveis, inclui também a construção de boxes comerciais, posto de saúde, creche, centro comunitários, praças, quadra de esporte e equipamentos de lazer. 
Em Salvador, as famílias residentes em bairros como Itapuã, Periperi, Costa Azul, Barro Duro, Cajazeiras, Alagados, São Caetano, entre outros já estão sendo beneficiados. No interior do estado, destaque para as intervenções nos municípios de Madre de Deus, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Feira de Santana e Simões Filho.
Fonte: Ascom/Conder