Educadores dos 417 municípios baianos acompanharam a abertura da Formação Continuada para Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas, ação promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que envolve mais de 9 mil educadores e técnicos das redes municipais e estadual. A atividade marcou a abertura do ambiente virtual de aprendizagem e foi realizada por meio do canal do IAT no Youtube e está disponível para quem quiser assistir.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, deu as boas-vindas aos cursistas e pontuou a importância da ação. "Esta formação, por meio desta plataforma, é importante, porque após essa pandemia nós não teremos a mesma educação. Precisamos discutir a democracia do acesso à internet, aos equipamentos de qualidade. Não abrimos mão da presença do professor nos ambientes pedagógicos e educativos, mas também não podemos ter medo das ferramentas tecnológicas. Elas devem ser nossas aliadas", disse Jerônimo.
De acordo com a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, a formação precisou ser redesenhada para que pudesse acontecer de forma remota. "Todo nosso desenho era presencial. Mas conseguimos, em tempo recorde, desenvolver uma plataforma que se adequasse à nossa concepção e poder iniciar o trabalho". Ela lembra que a formação é voltada para os diretores escolares, coordenadores pedagógicos e equipes técnicas, com foco nos profissionais que atuam no período do 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
Parceiro da Secretaria da Educação para a Formação Continuada, o Itaú Social contribuiu para o desenvolvimento do ambiente virtual. "Uma imensa alegria colaborar para poder abrir esse ambiente e poder levar esta formação para todos. Essa parceria é importante para fortalecermos o regime de colaboração. Nós não conseguimos fazer nada sozinhos na educação", celebrou a coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Raimundo Pereira, também destacou o trabalho em Regime de Colaboração. "Quando as ações em educação contam com parceiros diversos, elas têm muito mais chances de acontecer e fazer a diferença. Essa formação representa um novo significado para a educação na Bahia", afirmou. "Muito bom, estar mais uma vez dialogando com os educadores para uma agenda tão importante que é a formação", comemorou o prefeito de Santana e diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), Marcos Cardoso.
Os educadores ainda foram apresentados ao Plano de Formação Continuada e à plataforma digital, que já poderá ser acessada por eles a partir de segunda-feira (4). Todos os inscritos na formação receberão, por e-mail, as orientações de acesso, login e senha.
Fonte: Ascom/IAT