Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, embaixador de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e referência em formação continuada de profissionais da educação, o professor António Nóvoa participa da abertura da Formação Continuada Territorial a Distância, que será realizada on-line na próxima terça-feira (14), às 14h, ao vivo, no Portal da Educação
A transmissão abordará o tema ‘Colaboração entre Estado e Municípios para o fortalecimento da aprendizagem’ e terá a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. "Esta atividade marca a abertura dos nossos trabalhos formativos a distância, que têm como foco os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e as equipes técnicas das redes municipais e estadual, que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no ensino médio", explica a diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado, Cybele Amado. 
Para a gestora, a participação de Nóvoa na abertura será um momento ímpar para os educadores. "Será um momento de muito aprendizado para todos nós. Ele é uma referência e sua fala com certeza irá contribuir muito para o desenvolvimento do nosso trabalho", comemora.
Toda a Formação Continuada Territorial será realizada dentro de uma plataforma virtual de aprendizagem, onde serão montadas as salas de aula por Território de Identidade, além das salas de formação dos formadores e de gestão. Ao todo, cerca de 10 mil profissionais da educação, das redes municipais e estadual dos 27 Territórios de Identidade estão inscritos para a formação.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, as atividades formativas a distância são uma das estratégias da Secretaria da Educação para manter a formação continuada dos profissionais da educação durante o período de suspensão das aulas e distanciamento social. "A formação dos nossos educadores é uma agenda muito importante para nós da Secretaria da Educação. Por isso precisamos recorrer aos recursos tecnológicos, continuar a agenda formativa e seguir fortalecendo as aprendizagens dos nossos estudantes", afirma o secretário. 
Fonte: Ascom/IAT