Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) continua trabalhando para garantir o benefício do Passe Livre Intermunicipal às pessoas com deficiência (PCDs) comprovadamente carentes, assegurando a elas gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário da Bahia.
Desde que começaram a valer as medidas de distanciamento social, em março, foram deferidas e emitidas mais de 100 carteiras para quase 50 municípios baianos, como aponta o superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni. “Os pedidos continuam chegando por e-mail, mesmo com o coronavírus. A gente, então, os analisa e, após deferidos, encaminhamos os Passes para as secretarias de Assistência Social dos municípios, que se encarregam de entregá-los aos beneficiários”, explicou.
Para os casos de perda ou roubo do Passe Livre, que tem cerca de 50 mil usuários no estado, também é possível solicitar a segunda via por e-mail. Basta anexar a cópia da Identidade, CPF e do boletim de ocorrência à solicitação.
Já a Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba), que também está com os atendimentos presenciais suspensos, modificou a logística do serviço para não deixar de atender as pessoas surdas ou com algum tipo de deficiência auditiva. Agora, os atendimentos passaram a ser realizados do ponto de vista individual, e não apenas para órgãos públicos, através de e-mail, telefone e redes sociais.
Confira os canais de atendimento às pessoas com deficiência:
Passe Livre Intermunicipal 
Telefone: (71) 3115-6194
E-mail: passelivreba@sjdhds.ba.gov.br
Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba)
Telefone: (71) 3115-0308
WhatsApp: (71) 99905-0374
Facebook: Cilba Sudef
E-mail: cilba@sjdhds.ba.gov.br
Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência – SJDHDS
E-mail: sudef@sjdhds.ba.gov.br
Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA)
E-mail: coedebahia@sjdhds.ba.gov.br
Fonte: Ascom/SJDHDS