Uma alimentação saudável é essencial para a saúde Para levar mais informações, valorizando a cultura e retomando o consumo de alimentos locais e regionais da Bahia, o Governo do Estado lança uma série de cartilhas, com a temática ‘Segurança Alimentar e Nutricional’, voltada para agricultores familiares. 
São cinco cartilhas, que apresentam os nutrientes importantes para manutenção da saúde, que não podem faltar no dia a dia, diversas receitas elaboradas com alimentos da biodiversidade brasileira, além das principais Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que podemo ser incluídas na alimentação, ressaltando seus benefícios à saúde e informações sobre as técnicas de cultivo e como usá-las. 
As publicações são resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, e a VP Centro de Nutrição Funcional, como parte da estratégia de desenvolvimento de ações de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada junto às famílias beneficiadas pelo Bahia Produtiva. 
 
As cartilhas estão disponíveis impressas, que serão entregues aos agricultores familiares e técnicos envolvidos na ação, e na versão digital, nos sites da CAR e da SDR, onde podem ser baixadas por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre como se alimentar melhor. 
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, explica que entre os objetivos do projeto está a melhora da segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários: “A nossa expectativa é que essas cartilhas tenham um impacto significativo na mudança de comportamento das famílias atendidas, no que diz respeitos aos hábitos alimentares mais saudáveis”. 
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR/SDR, resultado da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo.
Fonte: Ascom/SDR