O Estado da Bahia vai receber a doação de 60 mil máscaras, sendo 50 mil cirúrgicas descartáveis, voltadas para os profissionais da saúde, da empresa Cremer, além de 10 mil de TNT, voltadas para a população, da empresa de colchões Reconflex. As máscaras cirúrgicas estão previstas para chegar até o dia 20 de maio e as de TNT já na próxima quarta-feira (6).
Segundo o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, as doações fortalecem o esforço do Governo da Bahia contra o avanço da pandemia do Coronavírus. “Esta é uma grande contribuição que estamos recebendo das empresas Cremer, que faz parte do Grupo Mafra, e Reconflex. São produtos que ofertam mais proteção para nossos profissionais que estão atuando na ponta e também para a população, uma vez que está decretada a obrigatoriedade do uso de máscaras nos municípios com casos registrados da Covid-19”.
Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, o reforço que o Estado tem recebido, com as doações das empresas privadas, é sinal de responsabilidade social e humana dos investidores: "Estamos todos juntos, porque salvar vidas é o investimento mais importante neste momento. E todos nós, governo e população baiana, somos gratos pelo apoio". 
A Cremer faz parte do Grupo Mafra e atua há 84 anos no mercado, sendo uma das maiores do Brasil no fornecimento de itens de primeiros socorros, cirurgia, tratamento, higiene e proteção. O Grupo Mafra anunciou recentemente que iniciou a produção própria de máscaras em sua fábrica em Blumenau (SC) e a ampliação da frota para garantir a distribuição de insumos para todo o Brasil. 
"A guerra contra o coronavírus é de todos. Estamos confiantes de que com as parcerias público-privadas como esta e a produção própria, aliados aos esforços de toda a indústria, importadores e dos órgãos responsáveis, teremos uma estrutura de saúde rígida o suficiente para responder ao pico da curva e desacelerar o mais rápido possível o aumento de casos no Brasil", afirma o CEO do Grupo Mafra, Leonardo Byrro. 
“Nós acreditamos que o uso da mascara é muito importante para a proteção das pessoas, então esta doação é uma forma de colaborar para proteger os cidadãos baianos desta doença”, ressalta a diretora de Marketing da Reconflex, Thayse Mendonça. A empresa possui unidades fabris em Santo Antônio de Jesus (BA) e Caruaru (PE), sendo especializada na fabricação de colchões e travesseiros, com atuação há 27 anos no mercado.
Fonte: Ascom/Seplan