A diretoria do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, iniciou as atividades do Centro de Treinamento em Cirurgia e Laparoscopia da unidade nesta quinta-feira (12). Com equipamentos de última geração, o laboratório é o primeiro desta modalidade na rede pública da Bahia.
A abertura do espaço – de acordo com o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho – vem para somar à estrutura da residência médica do hospital. “No último ano, nós temos investido muito no serviço de cirurgia geral da instituição. Foram precisos alguns ajustes na equipe e, agora, conseguimos entregar mais um instrumento para que esses residentes saiam daqui cada vez mais capacitados”, conta.
Na avaliação do gestor, o momento é positivo, pois há a possibilidade de integrar, de forma plena, a residência médica às novas tecnologias de ensino. “Como temos um programa denso de cirurgia geral, são 12 residentes ao ano. A gente fica bem feliz em oferecer mais qualificação a eles. Isso, sem dúvidas, implicará em melhor assistência aos pacientes”.
Foto: HGRS
(Foto: HGRS)
Novas entregas 
Outras inaugurações no Hospital Geral Roberto Santos estão previstas para este ano. Serão entregues à população baiana novos centro cirúrgico, cozinha, refeitório e clínica de hemodiálise.
Hospital-escola
O HGRS é o maior hospital público do Norte-Nordeste, referência em mais de dez especialidades. Devido à prestação de serviços de alta complexidade, representa um campo rico para o estagiário e/ou residente consolidar conhecimentos na prática do atendimento à população. 
A instituição é certificado como hospital de ensino e possui convênio formal com as principais Instituições de Ensino Superior (IES) do estado, como Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Fonte: Ascom/HGRS