Até este sábado (8), viaturas, equipamentos e aparatos tecnológicos empregados no dia a dia das forças da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estarão expostos no segundo piso do Shopping Salvador, na Avenida Tancredo Neves. O evento, que teve início na quinta-feira (6), ainda inclui atividades para o público infantil e palestras sobre como agir durante crises domésticas, como engasgamento de bebês, acidentes ou quedas. A entrada é livre.
“Nesse evento, estamos trazendo profissionais de todas as organizações do sistema de segurança pública da Bahia para interagir com o público, que pode aprender mais sobre nossa rotina e tirar dúvidas de segurança. É uma oportunidade de criar uma integração maior de nossas forças com a sociedade", explicou o chefe de gabinete do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Alexsandro Fiscina.
Em diferentes espaços do centro comercial, o público poderá descobrir curiosidades sobre as polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, pegar em alguns equipamentos e tirar fotos. Também é possível explorar uma cena de crime montada e conhecer um pouco do cotidiano dos peritos baianos.
Em visita ao espaço, o enfermeiro Tiago Ferreira entendeu como as impressões digitais ajudam na solução de crimes. “É impressionante o tanto de tecnologia que é utilizada para solucionar um crime. A gente viu todo o passo a passo, desde a coleta das impressões até a procura no banco de dados e a identificação das pessoas. Todo o evento é muito interessante de ver e descobrir. A gente fica feliz de ver que a polícia tem esse tipo de habilidade para garantir a nossa segurança”, afirmou. 
Programação
Na área externa, neste sábado (8), das 9h às 16h, a criançada poderá vivenciar o dia a dia dos bombeiros militares e conhecer os caminhões Auto Bomba Tanque, utilizados para controle de incêndios. Conhecerão também os veículos Antibomba usados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidades móveis de perícia técnica e o ônibus da Polícia Civil que funciona como delegacia itinerante em grandes eventos.
Será possível ainda conhecer o trabalho das unidades da PM como a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), os Batalhões de Polícia de Choque (Bchoq) e Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Esquadrão Águia e Grupamento Aéreo, da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil e do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros.
Repórter: Tácio Santos