O Colégio Estadual Azevedo Fernandes oferta, a partir deste ano letivo de 2020, um novo curso profissionalizante em Guia de Turismo na modalidade Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).  O curso é voltado para alunos que concluíram o Ensino Fundamental e buscam oportunidade de cursar o Ensino Médio Profissionalizante. São oferecidas 35 vagas para o semestre 2020.1.
O curso tem a duração de dois anos e meio, organizado em cinco semestres, com os componentes curriculares da Base Comum do Ensino Medio: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia e os componentes curriculares correspondentes à Formação Profissional: Empreendedorismo e Intervenção Social, Turismo Regional, Turismo Territorial, Hospedagem, Legislação, Geografia Regional, Ecoturismo, Esportes e Lazer, Técnicas em Guia de Turismo, Inglês Instrumental, Estágio Supervisionado e TCC.
A profissão de Guia de Turismo é regulamentada pela lei 8.623 de 1993. O profissional tem que estar cadastrado no Ministério do Turismo através do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O curso pretende formar profissionais que atendam ao grande potencial turístico de Salvador e de todo o estado da Bahia.

O Colégio Estadual Azevedo Fernandes está situado no Centro Histórico da cidade de Salvador. Para maiores informações e matrículas os interessados devem procurar a secretaria do colégio em qualquer turno. A escola está localizada no Largo do Pelourinho e as matrículas são realizadas no prédio Anexo na Rua João de Castro Rabelo, em frente ao Largo Quincas Berro D’Água. O telefone é o 71-3321-5457.