O grupo Opus Lumen, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), realiza nesta quinta-feira (13), às 15h, uma apresentação pública e gratuita para a comunidade do Gravatá, em parceria com o Programa Corra pro Abraço. O evento ocorrerá na entrada da sede do Corra pro Abraço, localizada na Ladeira da Independência, nº 247, no bairro de Nazaré, em Salvador.
O Opus Lumen integra o projeto Cameratas, que tem como objetivo oportunizar a apreciação musical no sentido de difundir o acesso à música erudita e popular. As apresentações têm caráter artístico e didático e ocorrem em locais diversos da cidade, como igrejas, associações comunitárias, museus, ONGs, hospitais e escolas. As músicas são intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.  
“Para nós, é muito importante a realização desta parceria existente desde 2017, quando o Osba se apresentou pela primeira vez no Corra pro Abraço. O programa utiliza a música como uma das metodologias de arte-educação dentro das estratégias de redução de danos físicos e sociais e compreende que a arte é transformadora”, afirma a coordenadora pedagógica do Corra pro Abraço, Luciana Rocha. Ela destaca ainda a importância desta atividade aberta para a rua: “trabalhamos na rua e com as pessoas em contexto de rua. Possibilitar momentos como este é democratizar o acesso à cultura”. 
O Corra pro Abraço é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 
Fonte: Ascom/Corra pro Abraço