Voltados à iniciação esportiva, projetos sociais desenvolvidos pela Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), continuam com inscrições abertas para as modalidades de natação no mar, nado artístico, polo aquático, canoagem e bicicross.  Ao todo, mais de 200 vagas estão em aberto, com aulas e materiais para a prática gratuitos. 

Esportes aquáticos
Desenvolvidas pela Federação Baiana de Desporto Aquático (FBDA), as atividades do projeto Escolinhas de Esportes Aquáticos são realizadas tanto na piscina olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô/Salvador, como na praia do Museu de Arte Moderna (MAM), para estudantes da rede municipal e estadual de ensino, entre 7 e 17 anos.
Para se inscrever, é preciso comparecer à piscina da Bonocô, de quarta-feira a sexta-feira, no horário das 10h às 12h e  das 16h às 18h, munido de comprovante de residência, atestado de autorização médica e o comprovante de matrícula. Para as aulas de polo aquático e nado artístico, é exigido que o aluno saiba nadar.
Bicicross 
O Projeto Pedal oferece aulas de bicicross na pista Tertuliano Torres (Praia do Corsário/Salvador) para jovens de 7 a 17 anos. As aulas práticas e teóricas ocorrem no turno vespertino, de terça-feira e quinta-feira, das 14h às 16h; e quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h. Para participar, o aluno terá à disposição todos os equipamentos necessários, como bicicleta, peças de proteção e segurança como luvas, capacetes, joelheira, cotoveleira e coletes. 
O único critério para participar é saber pedalar. No ato de inscrição, o interessado precisa apresentar comprovantes de matrícula na rede de ensino, de residência, cópia da carteira de identidade, atestado médico original, além do CPF do adulto responsável.
Foi por meio desse projeto social que saíram nomes como o da atleta Paola Reis que, dentre outros inúmeros títulos nacionais e internacionais, conquistou recentemente medalha de prata nos jogos Pan-Americanos em Lima, Peru, em julho de 2019.
Canoagem 
O projeto Remando no Rio de Contas disponibiliza, nas cidades de Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, aulas de canoagem para jovens de 8 a 18 anos. Diversos atletas que fizeram parte deste projeto atualmente integram a equipe de base da seleção brasileira de canoagem. Brevemente, muitos destes jovens poderão estar competindo lado a lado com os baianos e medalhistas olímpicos Isaquías Queiroz e Erlon Silva, nascidos em Ubaitada e Ubatã, respectivamente.
As atividades do projeto Remando no Rio de Contas são desenvolvidas desde 2017, sob a responsabilidade das Associações de Cacaueira de Canoagem – ACC, Canoagem de Itacaré – ACI e Ubatense Esportiva de Canoagem – AUEC. Para inscrição é necessário o interessado apresentar RG, CPF e comprovante de residência. 
Fonte: Ascom/Sudesb