A Secretaria da Educação do Estado lançou, nesta quarta-feira (15), no auditório da instituição, em Salvador, o curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para pessoas com deficiência. O público-alvo são egressos do ensino médio entre 2015 e 2019, e concluintes em 2020 da rede estadual de educação. 
O curso, que possui 240 vagas, será ministrado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para garantir a continuidade do trabalho inclusivo iniciado na Educação Básica e oportunizar o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho por meio do Programa Primeiro Emprego. As aulas estão previstas para serem iniciadas entre março e abril deste ano.
Com carga horária de 240 horas, o curso ocorrerá em quatro polos, em seis escolas, atendendo 72 escolas da rede, centros e conveniadas. As unidades escolares são: Colégio Estadual Roberto Santos; Colégio Estadual Rotary; Colégio Estadual Satélite; Colégio Estadual Euricles de Matos, Colégio Estadual Manoel Devoto; e Colégio Estadual Abílio César Borges.
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, destacou a importância da inserção desses jovens no Programa Primeiro Emprego por meio do curso. “A pauta da inclusão e da justiça social é fundamental. Particularmente, lá na subsecretaria, temos colaboradores do Programa Primeiro Emprego, que se dedicam e se deparam com questões complexas de um Estado que tem uma rede enorme de educadores e de escolas. O depoimento que nós temos do trabalho deles é de que há um engajamento muito forte e isso nos faz entender que são capazes e que precisam de oportunidades e eles se sentem valorizados”, afirmou.
A professora da Uneb e coordenadora do curso, Rita Carvalho, explicou a finalidade do curso. “A Uneb será a executora do curso com professores especialistas e apoio pedagógico especializado para que este sujeito consiga, além da qualificação específica na área administrativa, desenvolver o empoderamento para que ele se sinta de verdade parte da instituição que vai recebê-lo no Programa Primeiro Emprego”.
Mobilização em rede 
A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Uneb, Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). 
O evento de lançamento do curso também teve a presença da superintende de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Manuelita Brito; do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius de Almeida Gomes; da diretora de Educação e Suas Modalidades da Secretaria da Educação, Thamires Vasconcelos; da coordenadora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Marlene Cardoso; do representante da Casa Civil, Almerico Lima; do presidente da Flem, Rodrigo Hita, e demais convidados. 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado