Sete artistas da Bahia, reuniram seus trabalhos em uma performance, uma instalação sonora, uma pintura, duas instalações e uma série de gravuras em metal, impressa em papel algodão para apresentar no Salão do Museu de Arte da Bahia a exposição "CURA", que exibe ao público um olhar sobre o "corpo como objeto artístico e fruto de transformações culturais, sociais, econômicas e estéticas, visto como a base de complementaridade entre o homem e o divino. O Corpo é Cura", assim descrito pelos curadores da mostra, os artistas visuais Nanci Novais, diretora da Escola de Belas Artes da Ufba e Danillo Barata, da UFRB.  A inauguração é nesta sexta (17), às 19h. Entrada gratuita.

Assinam a mostra, Adalberto Alves, Cláudio Manoel, Elias Santos, Juarez Paraíso, Mateus Aleluia, Miguel Navarro y Canizares e Patrícia Martins. Nessa mostra eles reforçam o diálogo entre o passado e o presente, as ligações com o sincretismo, com suas formas de re-existência e preservação da memória fortemente identificada com os fluxos de ascendência africana no Brasil. O título da exposição "CURA" está associado às escarificações praticadas na religião africana e afro-brasileira para marcar o corpo como cicatrizes sagradas, de resgate da memória, de preservação e de crenças identificadas com fluxos de ascendência africana no Brasil.

A proposta dessa exposição coletiva é discutir as experiências, os contextos e os sentidos da cura no âmbito das práticas artísticas contemporâneas. A ocupação tira sentido das relações atlânticas entre o antigo Engenho da Vitória, em Cachoeira, e o Museu de Arte da Bahia (Palácio da Vitória), no Corredor da Vitória. Uma exposição histórica, educativa que inaugura a pauta de exposições de 2020 do Museu de Arte da Bahia, museu vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secult. Aberta à visitação até o dia 08 de março de terça a sexta das 13h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 18h.

SERVIÇO

O QUE: Exposição "CURA"
ONDE: Museu de Arte da Bahia – MAB – Corredor da Vitória 2340

QUANDO: de 17/01 a 08/03

Fonte: Ascom/ MAB