Os gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) discutiram, nesta sexta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, ações estratégicas voltadas para o ano letivo de 2020. A atividade faz parte do planejamento, que está sendo realizado desde a última quarta-feira (11), durante o VII Encontro de Dirigentes da Educação.  
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez a abertura do último dia do encontro. “Estamos fechando este encontro com bastante animação, pois foi um momento muito produtivo de discussão e planejamento das ações voltadas para a melhoria da Educação em todo o estado”, disse. 
O chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Cézar Lisboa, abordou o tema ‘Educação comprometida com a justiça social’, enquanto a diretora do IAT, Cybele Amado, fez uma avaliação da formação continuada e destacou as projeções para 2020. Já o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da secretaria, Marcius Gomes, falou sobre a expansão da Educação Integral (2020-2022) e a importância da articulação estre a pasta e os núcleos para a ampla divulgação dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para estudantes e comunidades onde estão localizados os polos. 
Foto: Claudionor Junior
(Foto: Claudionor Junior)
Para a gestor do Núcleo Territorial de Valença (NTE 06), Francisco Nascimento, a contato direto entre os gestores é essencial. “Este encontro é muito importante, porque permite uma troca de experiências entre os núcleos, trazendo muito diálogo e novidades, para que a gente possa ter uma gestão mais compartilhada e democrática e, principalmente, porque a gente começa a planejar 2020, a partir de uma escuta entre a secretaria e os NTE”, afirmou.
O gestor do Núcleo de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), Hernane Mercês, avaliou o encontro como produtivo. “Este encontro retrata todo o trabalho que foi feito pela Secretaria da Educação incidido sobre os Núcleos Territoriais de Educação e que nos dá um apanhado de tudo que foi feito durante o ano letivo de 2019, para que a gente possa, nesse momento, dar continuidade ao que estamos fazendo diante do plano de governo educacional proposto para 2020”.  
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação