Campanha de reflorestamento foi lançada neste domingo (08), durante o 32º Encontro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado no Parque de Exposições em Salvador. A Bahia ficará mais arborizada, pois nos próximos 10 anos, 10 milhões de árvores serão plantadas no estado.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, destacou que a campanha serve de alerta para sociedade e convoca todos e todas a terem um olhar mais cuidadoso com meio ambiente e a produção rural. Segundo ele, o Governo do Estado apoiará a iniciativa: "A opção por fazer essa campanha foi uma decisão assertiva de plantar árvores, esta é mais uma grande colaboração do MST e nós estaremos juntos com o movimento nessa tarefa importante de reflorestamento".

Evanildo Costa, integrante da direção do MST, ressaltou que o encontro estadual serviu para fazer um balanço das ações realizadas durante o ano e formalizar uma campanha que ajudará na sustentabilidade ambiental e no processo de produção agroecológica: "Lançamos uma campanha nacional do plantio de 100 milhões de árvores em todo o Brasil e, aqui na Bahia, vamos plantar 10 milhões, um milhão por ano, a partir de 2020", explicou.

Mais de 1.300 pessoas de dez regiões da Bahia participaram do Encontro que teve apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR. Durante três dias ocorreu uma programação extensa, envolvendo oficinas, seminários e debates pertinentes às questões do campo. A culminância do evento foi o lançamento da Campanha Estadual Contra os Agrotóxicos e duas campanhas nacionais: a “Jornada Nacional de Formação e Trabalho Base Construindo a Reforma Agrária Popular” e a “Campanha Nacional de Reflorestamento do MST”.

Daniele Lacerda, estudante de inclusão digital pelo MST, moradora do município Guaratinga, Território de Identidade Costa do Descobrimento, avaliou que “o encontro é um momento de troca de informações, onde conseguimos nos alimentar de conteúdo, aprender mais e retornar para os nossos acampamentos com mais conhecimento, de como andam as ações no estado”.

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o secretário estadual de Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues, a secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Nelson Pelegrino, o senador Jaques Wagner, o deputado federal Walmir Assunção e outras lideranças do Governo do Estado prestigiaram o encerramento do 32º Encontro MST.


Fonte: Ascom/ SDR