Representantes do projeto Bahia Produtiva participaram, nesta terça-feira (10), do Encontro e Intercâmbio de Experiências dos projetos financiados pelo Banco Mundial (Bird) no Brasil, em Brasília, com objetivo de apresentar experiências inovadoras que são destaque na execução de projetos de agricultura, desenvolvimento e meio ambiente.

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Estão sendo investidos, ao longo de cinco anos, desde 2015, US$ 260 milhões, por meio de um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial).

Entre as ações apresentadas pelo Bahia Produtiva estão o aplicativo Solução de Licitações On Line – SOL, que otimiza os processos de aquisições dos subprojetos financiados e o Plano de Segurança Alimentar, que está sendo executado a partir da estratégia de assistência técnica implementada nos 27 Territórios de Identidade que formam a área de atuação do projeto. Foi apresentado também o Terra Madre Brasil 2020, que será realizado em junho de 2020, em Salvador.

O coordenador do projeto, Fernando Cabral, destacou que foi uma excelente iniciativa do Banco Mundial em promover um evento de intercâmbio de experiências desenvolvidas pelos estados com apoio do Banco: “Foi importante para os participantes esse compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas. Houve um interesse muito grande dos participantes em conhecer com mais detalhes, por exemplo, do aplicativo que desenvolvemos na Bahia, o SOL”

Além da Bahia, participaram representantes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Pernambuco.

Para a especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, “o encontro é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e as lições aprendidas”.


Fonte: Ascom/ SDR