O Neojiba abre o Ano Beethoven neste domingo (15) com um concerto especial no Parque do Queimado, às 11h. Em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (13), o maestro e diretor-geral do Neojiba, Ricardo Castro, anunciou as novidades para 2020: o Círculo Neojiba e a Série Beethoven 250.
Na entrevista, Ricardo Castro lembrou os 250 anos de nascimento de Beethoven e falou sobre como ele revolucionou a música. Nascido em Bonn, no oeste da Alemanha, no período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX), Beethoven é um dos pilares da música ocidental, pelo desenvolvimento, linguagem e conteúdo musical, sendo até a atualidade um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.
Em 2020, quando o mundo comemora os 250 anos de nascimento do compositor alemão, o Neojiba apresentará o tema em uma série de concertos no Parque do Queimado e no Teatro Castro Alves (TCA), com a presença de músicos considerados entre os melhores do mundo.
Série Beethoven 250
Entre 12 de março e 16 dezembro de 2020, a série Beethoven 250 apresentará sete concertos no TCA, com a participação de grandes atrações nacionais e internacionais, como o maestro brasileiro John Neschling, a pianista argentina Martha Argerich, o violoncelista pernambucano Antonio Meneses, a pianista portuguesa Maria João Pires, o regente paulistano Cláudio Cruz, o maestro brasileiro Isaac Karabtchevsky, o maestro, violinista e violista italiano Edoardo Rosadini, o violinista francês David Grimal e o pianista baiano Ricardo Castro.
O objetivo é homenagear e provocar a reflexão sobre a importância do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) para a música mundial, trazendo novas oportunidades de concertos para o público baiano e experiências para os integrantes do Neojiba. Além dos concertos no TCA, estão previstas palestras e workshops sobre a vida e obra de Beethoven, enfatizando o impacto de suas composições no desenvolvimento da arte musical.
Círculo Neojiba
O ‘Círculo’ visa possibilitar que os admiradores do Neojiba se aproximem, ajudem na promoção e na integração de milhares de crianças, adolescentes e jovens na Bahia do programa. Para ser membro do ‘Círculo’, basta fazer uma doação direta ou incentivada (deduzida do IRPF) no valor correspondente a uma das quatro categorias (diamante, ouro, prata e bronze). Após confirmação, cada membro receberá um cartão nominal do programa ‘Círculo Neojiba’.
O integrante do ‘Círculo’ terá, entre outros benefícios, prioridade e conveniência na escolha do assento no TCA para assistir aos sete concertos da Série Beethoven 250. A depender da categoria (bronze, prata, ouro e diamante), com cartão nominal e exclusivo, os interessados em aderir ao ‘Círculo’ também podem ter desconto de 5% até 20% na compra de artigos Neojiba, acesso pleno a eventos sociais e pedagógicos do programa, direito a pares de convites e visita guiada ao Parque do Queimado, acesso a ensaios, dentre outros benefícios.
Também é possível presentear uma pessoa com a adesão ao ‘Círculo Neojiba’. O cartão será nominal à pessoa presenteada. Mais informações são disponibilizadas via e-mail relacionamento@neojiba.org e telefone (71) 3032-1073.
O Neojiba é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Ação Social Pela Música. Tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, através do ensino e da prática musical coletivos. 
Fonte: Ascom/Neojiba