Os estudantes da Banda Marcial do Colégio Estadual de Jitaúna recepcionaram a Caravana Anísio Teixeira nesta quarta-feira (27), no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), no campus de Jequié. Esta foi a primeira parada da comitiva, que saiu de Salvador na noite de terça-feira (26) em direção à Caetité, terra natal de Anísio Teixeira, para difundir o legado deste que é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos. 
Durante toda a manhã, uma ampla programação foi desenvolvida. Na oportunidade, os estudantes Mateus Morais e Rikelmy Tomé de Souza, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, de Jequié, declamaram o poema autoral ‘Viva Anísio!’.
A Caravana está sendo promovida pela Secretaria da Educação do Estado, como parte do projeto ‘2020: Ano Anísio Teixeira’, que envolve uma série de ações para celebrar a vida e obra do educador, que completaria 120 anos de nascimento em 2020. Em Jequié, o auditório ficou lotado por estudantes da Educação Básica e da Educação Superior e educadores. 
Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação
(Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação)
Uma mesa-redonda foi realizada com as participações do reitor da Uesb, Luiz Otávio de Magalhães; da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras, que representou, no ato, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Adélia Pinheiro; e do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. Também participaram o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Naomar Almeida e o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Paulo Gabriel Nacif, que fazem parte da coordenação da Caravana.
O reitor da Uesb exaltou o projeto Anísio Teixeira como ação estratégica para difundir ideias do educador por uma Educação de qualidade e acessível para todos. “Anísio Teixeira colocou toda sua experiência a serviço de uma escola voltada à democratização e foi um dos primeiros a colocar a Educação não como um privilégio, mas como um direito que tem que estar ao alcance de todos e que é uma obrigação do Estado. Reafirmar essas ideias e princípios é sempre importante para todas as instituições e pessoas que militam na gestão educacional”, afirmou.    
Adélia Pinheiro também destacou a importância do projeto para a Educação na Bahia. “O que mais Anísio Teixeira desejava era que o seu trabalho fosse executado, fosse realizado. O que a gente ver com a Caravana é o reconhecimento deste trabalho de Anísio Teixeira, que pensou em um projeto de Educação brilhante”, disse a secretária. 
Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação
(Foto: Marvin Kennedy/Secretaria da Educação)
Vitória da Conquista 
Após Jequié, a Caravana seguirá, ainda nesta quarta-feira (27), para Vitória da Conquista. A programação ocorrerá no Campus da Uesb, onde será feito o descerramento da placa memorial da Caravana. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda no auditório do Campus Anísio Teixeira da Ufba. Além de Carlos Teixeira e o reitor Luiz Otávio de Magalhães, irão participar da mesa-redonda o reitor da Ufba, João Carlos Salles, e a professora da Ufba Danúsia Cardoso Lago.
Caetité 
Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a Caravana desembarca em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será realizada uma reunião dos Conselhos de Educação da Bahia. 
Em seguida, a mesa-redonda sobre ‘O legado de Anísio Teixeira’ terá entre os participantes, o professor Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da Ufba João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. 
No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa-redonda, ‘120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia’, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).
A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h. Devem participar o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da Uneb, José Bites; a presidente do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira.
Sobre o projeto 
No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, ocorreu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019, que nomeou uma Comissão Executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela Comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos. 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado