A música de orquestra está encantando a comunidade do Bairro da Paz. Com o tema ‘A música Barroca e sua sociedade’, a 5°edição da Feira da Música do Núcleo de Práticas Orquestrais (NPO) é realizada até esta quinta-feira (28), na sede do Programa Avançar. Exposições e atividades musicais, como coral e apresentação da banda principal do Núcleo do Neojiba, estão na programação. A feira é aberta ao público e tem atraído estudantes das escolas municipais, particulares e estaduais.
Moradora da comunidade, Ester de Jesus, 17 anos, está no Neojiba há um ano e três meses. Ela foi uma das jovens que apresentou instrumentos e um pouco da história da música para os visitantes. "No Neojiba, eu conquistei planos para o futuro. Antes, eu só pensava em terminar a escola. O projeto foi uma porta de entrada que eu precisava para conquistar aquilo que eu quero, que é viver de música. Este é um sonho que tenho desde criança e que eu não teria a oportunidade de realizar se não fosse o Neojiba e o acesso a esses professores tão qualificados", afirmou. 
Maicon Douglas dos Santos, aluno do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, gostou da aula diferente nesta quarta-feira (27). "Aprendi bastante sobre os instrumentos, sobre compositores famosos, e isso é muito importante para nós. Eu gosto bastante de música, especialmente das antigas". 
O NPO é resultado de parceria entre a Santa Casa da Bahia e os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). O núcleo funciona dentro do Programa Avançar – Centro de Referência em Capacitação e Promoção Social, espaço administrado pela Santa Casa da Bahia.
Segundo a coordenadora do Projeto Avançar, Martha Potiguar, são atendidos no local cerca de 150 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 18 anos. “Com a feira de música, nós recebemos a visita dos alunos dos colégios da região e de outros projetos sociais. Essa feira é realizada todos os anos, com intuito de fortalecer, nas crianças e adolescentes que passam pelo projeto, o conhecimento da música”, explicou. 
Ensino musical 
Criado em setembro de 2013, o núcleo oferece ensino musical, por meio da prática orquestral e coral, cria e coordena grupos autônomos de orquestra e coro, e realiza um trabalho de mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música. Um dos destaques é a Banda Sinfônica da Paz, uma grande formação musical de instrumentos de sopro e percussão.
O coordenador do núcleo de prática musical, Esdras Efraim, destacou que "a feira da música começou em 2015. O Neojiba tem o lema ‘aprende quem ensina’. Então, ao ensinar para os alunos, os participantes do Neojiba também aprendem um pouco mais. E muitos dos meninos que, de 2015 para cá, assistiram uma edição da feira, hoje são nossos alunos".
Repórter: Raul Rodrigues