
A Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar é uma das atrações da 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A programação começou na manhã desta segunda-feira (25) com a aula do chef de cozinha Fabrício Lemos, do restaurante Origem e do Ori, que vai fazer um prato com pescado e ingredientes da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar) e do Quilombo Tererê.
No período da tarde, às 15h, a aula fica a cargo do chef de cozinha Caco Marinho, que dará aulas e ensinar receitas com produtos de associações e cooperativas que estão sendo comercializados no evento. A Feira acontece até o próximo domingo (1º), durante a Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador.
Participam das aulas estudantes de gastronomia de universidades públicas e faculdades privadas. As aulas serão abertas ao público, mas as vagas são limitadas a 60 lugares e as inscrições serão realizadas no local do evento.
A feira
Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do Brasil, a feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA). Em 27 armazéns cenográficos, que remete a uma cidade do interior, estão sendo comercializados cerca de três mil produtos de mais de 400 empreendimentos da agricultura familiar baiana.
O público poderá adquirir cervejas artesanais de umbu e de licuri, linguiça de tilápia, iogurte de café, umbu e licuri e licuri caramelizado, cerveja de maracujá da Caatinga, iogurte de abacaxi, cosméticos feito à base de mel, drinks de café, chopp de licuri, de cupuaçu e de mel de cacau, barras de chocolate com pimenta, gengibre, cortes especiais de cordeiro, castanhas e muito mais.
A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária conta ainda com uma Praça Gastronômica com uma Vila do Forró, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica.
Programação cultural
A Feira traz ainda uma programação cultural para ninguém ficar de fora. Entre os destaques estão a apresentação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e a banda Vai-Quem-Quer, nesta segunda-feira (25); a música regional Maviael Melo, na terça (26); o forrozeiro Flávio Leandro, na quinta-feira (28); e Estakazero e Adelmário Coelho, no sábado (30). Os shows acontecem na Vila Forró da Praça Gastronômica, sempre a partir das 19h.
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)