Fortalecendo a agricultura familiar através da regularização ambiental das propriedades rurais, na última sexta-feira (22), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fez a entrega em Juazeiro de 1300 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), com um investimento de R$ 141 mil. Os cadastros beneficiaram os agricultores de todos os distritos do município.

O secretário João Carlos destacou a importância dos certificados para os pequenos produtores. “São essas ações que fortalecem os agricultores familiares, que são os grandes responsáveis por levar o alimento para a mesa do brasileiro. Já entregamos 600 mil cadastros na Bahia e vamos continuar buscando políticas públicas para quem mais precisa”, disse.

Pela tarde, o secretário esteve no encerramento do curso sobre o CAR/Cefir no município de Casa Nova. Participaram 45 pessoas, entre técnicos da prefeitura e do sindicato rural, que agora estão qualificadas para fazer o cadastro rural ambiental. O curso foi ministrado por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Cadastro
O Cefir é o instrumento correspondente, no âmbito estadual, ao Cadastro Ambiental Rural – CAR, instituído nacionalmente como pilar da política de regularização ambiental no Brasil. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2018, a lei passou a condicionar a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeira.
Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente (Sema)