Um novo ciclo das oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), localizado no Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré, teve início nesta segunda-feira (30). São oferecidas aos estudantes da rede estadual 22 opções de cursos, que prosseguem até 6 de dezembro, nos três turnos. Os mais procurados, nesta temporada, são os de Robótica, Música e Inglês. As oficinas são gratuitas e a matrícula pode ser feita no CJCC, até o preenchimento do limite de vagas por turma.
A estudante Teresa Cristina Vieira Santos, 47 anos, que cursa Educação para Jovens e Adultos (EJA) na unidade, optou pela oficina de Música no CJCC. “A música é a minha vida. Acredito que no útero de minha mãe eu já cantava. Já participei de outros cursos, mas nada é igual ao CJCC. A estrutura e a forma de ensino estimulam o melhor de nós. Aqui me sinto completa”. 
Também aluno do Colégio Central, Ildem Dias Santos Vergasta, 20, do 3º ano, destacou que as oficinas são oportunidades para adquirir novos conhecimentos. “Tanto é que decidi fazer quatro oficinas: Inglês, Italiano, Canto e Música. Só não entrei em outras por conta dos horários. Acho muito importante esse aprendizado, principalmente Línguas Estrangeiras, que são tão exigidas hoje em dia nos currículos. Então, eu já saio na frente, nesse concorrido mercado de trabalho”, afirmou. 
Opções
Durante o ano são promovidos três ciclos de oficinas, com duração de 30 horas cada uma, com turmas compostas de 20 a 25 estudantes. Muitas oficinas oferecidas pelo CJCC Salvador são na área de Tecnologia, como Robótica e Game Design, nas quais os alunos têm a chance de desenvolver jogos e animações para vídeo games, realizando a modelagem de personagens, objetos e cenários. Outras oficinas estão relacionadas às áreas de Ciência, Fotografia, Literatura e Dança.
“Os estudantes ganham novos conhecimentos de maneira divertida e criativa, experimentando o aprendizado na pratica. A oficina de Robótica, uma das mais procuradas, por exemplo, busca ampliar o acesso deles à Tecnologia e à Inovação, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade”, explicou a diretora do CJCC, Isabel Cristina.
Matrícula aberta 
As oficinas são destinadas a estudantes devidamente matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional. Eles participam das oficinas no CJCC no turno oposto aos quais estão matriculados na escola. 
No ato da matrícula, o aluno deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3×4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 20h. 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado