No mês de outubro, os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), realizam uma série de atividades para marcar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. As ações visam fortalecer a relação museu-comunidade a partir de atividades que proporcionem às crianças brincadeiras ao ar livre, além de estimular a prática artística e o maior entendimento delas sobre a cultura, patrimônio e cidadania. A programação é gratuita e, a maior parte, aberta ao público em geral. 
“Buscamos promover a interlocução entre elementos da cultura popular infantil com o objetivo de fortalecer a relação museu-comunidade a partir de atividades que proporcionem às crianças lembranças das brincadeiras que perduram até hoje no imaginário popular. Essas iniciativas visam ainda aumentar o sentimento de pertencimento e a valorização desses espaços, fortalecendo a proposta educativa dos museus”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira. 
No Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, o público infantil será convidado a uma visitação especial e jogos com referência ao acervo visitado (quebra-cabeça, jogo da memória etc.), sempre às 14h. No local também ocorrerá o lançamento do livro infantil ‘Embarcando em uma grande expedição’, na terça-feira (8), às 18h. 
Ainda na terça (8), destaque para a terceira edição do projeto ‘Pintando o sete – brinquedos e brincadeiras’, às 10h e às 15h, na Praça das Artes (Pelourinho), especialmente com alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima. A atividade – com jogos e brincadeiras como peteca, amarelinha, ciranda, jogos de tabuleiro, gincana etc. – será coordenada pelas unidades do Ipac localizadas no Pelourinho: Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, LabDimus e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica. 
As crianças que visitarem o Palacete das Artes (Graça) vão poder participar de uma aula de yoga, no dia 13, às 9h30. É importante levar algo para forrar o chão. O espaço também receberá, no dia 18, às 16h, o lançamento do livro ‘O rio que sentia cócegas’, de autoria da escritora Carla Chastinet, com ilustração de Fábio Haendel. Na ocasião, as crianças poderão participar de uma contação da história musicada. No dia 19, às 16h, Nairzinha levará o ‘Cirandando Brasil’ – cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro – para brincar com o público.
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Solar do Unhão, participa do mês das crianças com o projeto ‘MAM abraça as crianças’, com oficina de modelagem com argila, colagens, pintura no mural e papel, no dia 19, das 14h às 17h. As inscrições são feitas no local, com limitação de até 20 crianças por atividade.
 
De 10 a 31 de outubro, o Museu Tempostal sedia a mostra ‘Crianças colorindo o mundo no Tempostal’, reunindo postais da coleção Belle Époque que retratam crianças e a infância e imagens em vídeo sobre o tema. No dia 11, às 9h e às 14h, o museu realiza uma oficina de confecção de postais com temática infantil inspirados nos postais da Belle Époque. A oficina será realizada para duas turmas de 40 alunos do Colégio Municipal João Lino (Pelourinho).
Já no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), o projeto ‘Brincando como no tempo de nossos avós’ está completando sete anos. Durante todo mês, o parque (localizado na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu – onde nasceu o poeta) trabalha a memória afetiva das crianças com jogos e brincadeiras e histórias ‘do tempo de nossos avós’. “A proposta é proporcionar ao público infantil vínculos afetivos com o Parque Histórico Castro Alves, além de as crianças aprenderam sobre a importância de preservar a memória”, afirma a coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva.
Programação:
 
Museu de Arte da Bahia (MAB) – Corredor da Vitória
Visita ao acervo do museu com jogos interativos e lúdicos
De 8 a 12/10, às 14h 
Atividade gratuita
Lançamento do livro ‘Embarcando em uma grande expedição’ (livro infantil)
Dia 8/10, às 18h 
Entrada gratuita 
 
Diretoria de Museus (Dimus)
3° edição do projeto ‘Pintando o sete: brinquedos e brincadeiras’
Onde: Praça das Artes (Pelourinho)
Dia 8/10, às 10h e às 15h 
Com alunos da Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima.
Museu Tempostal (Pelourinho)
‘Crianças colorindo o mundo no Tempostal’
De 10/10 a 31/10
Horário de funcionamento do museu: terça a sexta, das 10h às 17h, e sábado, das 13h às 17h
Evento gratuito
Oficina de confecção de postais com temática infantil inspirados nos postais da Belle Époque
Dia 11/10, às 9h e às 14h
Realizada para duas turmas de 40 alunos do Colégio  Municipal João Lino (Pelourinho)
Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – Cabaceiras do Paraguaçu (BA)
Projeto ‘Brincando como no tempo de nossos avós
De 1º/10 a 31/10
Evento gratuito 
 
Palacete das Artes (Graça)
Yoga para as crianças
Dia 13/10, às 9h30 
Evento gratuito
Lançamento do livro ‘O rio que sentia cócegas’, de Carla Chastinet, com ilustração de Fábio Haendel
Dia 18/10, às 16h 
Evento gratuito
Cirandando Brasil, com Nairzinha
Dia 19/10, às 16h 
Evento gratuito
Passeio Público (Campo Grande)
Evento do Centro de Referência do Espectro Autista em comemoração ao Dia da Criança
Dia 14/10, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h
Funcionários e participantes do centro
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) – Solar do Unhão
‘MAM abraça as crianças’  – oficina de modelagem com argila, colagens, pintura no mural e papel
Dia 19/10, das 14h às 17h
Evento gratuito.  
Inscrições no local. 
Limite de até 20 crianças por atividade
Fonte: Ascom/Ipac