O teatro é uma forma de arte secular utilizada tanto para entreter quanto para provocar debates. E para tratar sobre negritude com crianças, são abertas as portas da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré) para a temporada de apresentações da Cia de Teatro BIML nos meses de outubro e novembro.

O espetáculo A Princesa Dandara conta a história de uma garotinha inteligente e brincalhona que reflete sobre a imagem do negro na cultura e na sociedade. Entra em cartaz na terça-feira (01) para abrir a programação cultural da biblioteca, encerrando as apresentações em 22 de novembro, sempre às 15h.

Nos dias 13 de outubro, 03, 15 e 17 de novembro não ocorrerem apresentações, mas sessões extras vão ser abertas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 14h para atender a demanda, e domingo, às 11h.

Assim, a criançada pode acompanhar um enredo de aventura e emoção com referências a personas como Zumbi dos Palmares, importante nome na luta contra o racismo. Dessa forma, na opinião da diretora da BIML, Patrícia Porto, é preciso retratar temas étnicos raciais para que o público infantojuvenil se sinta representado.

“Para as crianças, o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento, é por isso que ele deve ser um complemento na educação de todo o jovem, pois ele auxilia trazendo a informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida”, afirma Patrícia.

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), localizada em Nazaré, é especializada no público infantil. Idealizada e criada pela Professora Denise Fernandes Tavares, a unidade foi inaugurada em 18 de abril de 1950. A unidade promove a iniciação à leitura e a formação de novos leitores. Possui a obra completa do escritor infantil Monteiro Lobato. Além disso, desenvolve ações como clubes de leitura, lançamentos de livros, exibição de filmes, contações de histórias, oficinas de arte, teatro e recital. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 8h30 às 17h, sábados das 8h30 às 14h e aos domingos das 8h30 às 13h.

Serviço:

O quê: Espetáculo A Princesa Dandara.
Quando: 01/10 a 22/11, às 15h (exceto dias 13/10, 03/11, 15/11 e 17/11), às 15h, e sessões extras nos dias 29/10, 30/10, 31/10, às 14h.
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Como: Gratuita.

Fonte: Ascom/ FPC