A mostra ‘Voo de Cinema’ estreia na TVE nesta quarta-feira (18). Os curtas selecionados serão exibidos todas as quartas-feiras, às 22h, até o dia 16 de outubro. Eles foram produzidos nas cidades de Ipiaú e Ilhéus pela Voo Audiovisual, uma das empresas mais atuantes do cenário cultural baiano, que desenvolve ações principalmente no interior da Bahia. 
 
A mostra começa com o filme ‘É proibido menino calçado entrar na escola’, da obra do escritor Euclides Neto. O curta tem cinco minutos de duração e apresenta uma história real sobre a evasão de alunos de uma escola, por conta de um pé descalço. Com roteiro e direção de Edson Bastos e Henrique Filho, o curta recebeu o Prêmio ABCV de melhor filme no Festival V Minutos 2014.
 
Neste mesmo dia, logo em seguida, a emissora exibe ‘O Velho e os Três Meninos’. O filme também é baseado na obra de Euclides Neto e conta a história de três meninos que entraram em uma mansão para roubá-la. Ao se depararem com uma diversidade de comida, brinquedos e objetos luxuosos da casa, os meninos entraram num clima de diversão e começaram a brincar. A casa não estava vazia e o velho ranzinza está escondido, aguardando o momento certo para tomar uma providência sobre a invasão.
 
Operando na produção cultural do sul da Bahia há mais de cinco anos, a Voo Audiovisual acumula mais de 400 filmes exibidos, a maior parte deles baianos. Os filmes da produtora já circularam pelos maiores festivais de cinema do Brasil, como o Festival de Triunfo e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, além de ter inserção internacional no circuito de festivais europeus, como o Festival de Cannes.
 
Até o mês de outubro, outras obras, a exemplo de ‘Joelma’, ‘O Filme de Carlinhos’, ‘Cine Éden’, ‘Véras’ e ‘A Fórmula’, serão exibidas na TVE e também poderão ser acompanhados no portal da emissora
 
Fonte: Ascom/TVE Bahia