Após passar por uma reforma em instalações elétricas e hidráulicas e ganhar novos equipamentos, o Centro Interativo de Educação Infantil do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi reaberto nesta quarta-feira (18), na sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador. A iniciativa integra as ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Até o próximo dia 25, o espaço recebe crianças de escolas públicas para atividades lúdicas sobre noções de tráfego.

A primeira turma a visitar o Centro Interativo foi a da Creche Escola Primeiro Passo, localizada em Cajazeiras 8, que atende crianças de 4 a 6 anos. Elas tiveram aulas sobre sinalização de trânsito e o uso de equipamentos de segurança, com a exibição de vídeos, exercícios na maquete de Salvador e a aventura de guiar carrinhos elétricos na mini pista.

detran
Foto: Itailuan dos Anjos/Detran

A professora da creche, Rene Cerqueira, 39 anos, ressaltou a importância da experiência para os alunos. "Aqui, eles saem do mundo social que conhecem para um espaço totalmente novo, aprendendo sobre trânsito, o que influencia muito na educação, que não deve se basear apenas no contexto escolar. Além disso, essas crianças poderão multiplicar esse aprendizado dentro de suas casas”.

Segundo o coordenador de Educação do Detran-BA, Carlos Moura, a parceria com as escolas será ampliada. “Retomamos esse trabalho pedagógico gratificante, agora na Semana Nacional de Trânsito, e vamos dar prosseguimento durante o ano, com a meta de receber um número cada vez maior de futuros condutores”.

Fonte: Ascom/ DetranBA