Com o objetivo de debater o poder da tecnologia geoespacial como facilitadora na tomada de decisão no âmbito da administração pública, a oitava edição do Geopublica foi iniciada nesta terça-feira (17), em Salvador. O evento reúne a comunidade de produtores e usuários de dados geoespaciais das instituições públicas, com atividades até esta quarta-feira (18), nos auditórios da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Agerba.
Na abertura, a diretora da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Jorgete Oliveira, destacou a importância das tecnologias de geoprocessamento para o planejamento e para a tomada de decisões. “Esse é um momento importante de compartilhamento de ideias e de construção de outros instrumentos que agreguem e que ajudem na construção de tecnologias de geoprocessamento”, disse.
As geotecnologias aplicadas ao estudo do espaço geográfico, a divisão político-administrativa do estado da Bahia, o uso da inteligência artificial para a gestão pública e de aeronaves remotamente pilotadas na gestão de unidades de conservação ambiental, bem como a ciência de dados geoespaciais são alguns dos subtemas que serão discutidos no Geopublica 2019.
Participante do evento, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Marcelo Medeiros comentou a importância do tema tendo em vista as transformações que o mundo passa em razão das novas tecnologias. “Elas têm provocado muitas mudanças e nós, cada vez mais, vamos precisar de informações que vêm dos espaços, dos lugares, dos territórios. Então, é fundamental que isso seja disseminado, que essa cultura seja implantada tanto nos setores públicos, na academia, como também nas empresas. Um evento que reúne esses atores é, portanto, de fundamental importância”, avaliou.
O Geopublica é promovido pela Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação do Estado da Bahia (Cecar) e pelo Grupo Temático de Informações Geoespaciais (Gtigeo), com apoio da SEI, autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), 
Fonte: Ascom/Seplan