As secretárias de Políticas para as Mulheres da região Nordeste se reuniram com o presidente do Fórum de Governadores da região, o governador da Bahia, Rui Costa, e com o governador do Piauí, Wellington Dias, em um café da manhã, em Natal, no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (16). As gestoras reivindicaram a inclusão da pauta de políticas para as mulheres na agenda do Fórum, tendo como referência os 10 pontos da Carta do Consórcio Nordeste, para que se possam construir pautas conjuntas entre os nove estados da região.
O objetivo do encontro também foi ressaltar a relevância da implementação das políticas para as mulheres em sintonia com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os impactos dessas políticas no crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na região. No fim de semana, as gestoras se reuniram antes do Fórum de Governadores, que ocorre nesta segunda (16), na capital potiguar. As secretárias, incluindo a titular da pasta na Bahia, Julieta Palmeira, elaboraram uma carta de intenções. 
“Ressaltamos que a igualdade de gênero e os direitos das mulheres são diretrizes adotadas pelo Banco Mundial, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Organização das Nações Unidas (ONU), assim como de muitas outras organizações internacionais e embaixadas, tornando um critério importante para firmar convênios e cooperações com os países e estados”, destaca o documento.
Durante o encontro, as gestoras ainda discutiram sobre a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, convocada pelo governo federal para 2020, assimo como a implementação de Políticas de Enfrentamento à Violência de Gênero e para Autonomia Econômica e Social das Mulheres, diante do quadro de retração de investimentos federais. Como resultado, decidiram constituir um fórum permanente de debates, deliberação e resoluções de gestoras estaduais de políticas para Mulheres no Nordeste em conformidade com o Fórum de Governadores.
Fonte: Ascom/SPM