A fase regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude começou no último sábado (21), em Natal (RN), com disputas de basquete, handebol, vôlei e futsal, nas categorias de 12 a 14 e15 a 17 anos, masculino e feminino. As competições seguem até esta terça-feira (24), quando serão conhecidos os representantes na fase nacional dos jogos, que serão disputados em novembro, na cidade de Blumenau (SC). Toda a delegação da Bahia viajou em voo fretado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria de Educação e a Federação Baiana de Esporte Escolar (Fbee).
Todas as 16 equipes baianas entraram em quadra neste sábado (21), com destaque para o futsal feminino (15 a 17 anos), do Colégio Modelo do município de Juazeiro. As meninas venceram a equipe do Ceará por 3 a 1, de virada, na estreia do torneio. Para avançar às semifinais, o time baiano vai precisar derrotar, neste domingo (22), a equipe de Sergipe.
A goleira da equipe de futsal, Ana Luisa de 17 anos, está disputando pela terceira vês os Jogos Escolares da Juventude. A sua primeira participação foi no atletismo e no ano seguinte conquistou duas medalhas de bronze no wrestiling (luta olímpica). Agora, ela busca uma vaga na etapa nacional em Blumenau, pelo futsal. A multiatleta é a principal referência da equipe do interior baiano.
“Estou muito feliz de disputar os Jogos Escolares. Infelizmente este será meu último ano por causa da minha idade. Nesta edição, eu já estou classificada para o nacional na modalidade de judô e agora eu quero ajudar as minhas colegas para conquistar esta vaga pelo futsal”, disse Luisa. A Bahia está sendo representada na capital pontiguar por uma delegação de 170 pessoas entre estudantes atletas, treinadores e dirigentes.
Outro destaque é a modalidade de vôlei, do Colégio Militar de Salvador, que trouxe para Natal as quatro equipes que disputam o torneio. O resultado mais importante foi a vitória do time masculino (15 a 17 anos). Os meninos fizeram uma partida muito disputada contra Sergipe, mas levou a melhor e venceu por 2 sets a 1. O feminino (15 a 17anos) também conseguiu um triunfo. Após perder por 2 sets a 1 para o Maranhão, na estreia, a equipe derrotou na partida seguinte o Piaúi, por 2 sets a 0.
O futsal masculino (12 a 14 e 15 a 17 anos), e o feminino (12 a 14 anos) do Colégio Integral de Salvador não fizeram uma boa estreia. O único destaque da primeira rodada foi para as meninas que bateram por 2 a 0 a equipe do Maranhão.
Outros resultados
Pelo basquete a equipe masculina do Salesiano Dom Bosco (15 a 17 anos) venceu por 39 a 37 a equipe da Paraíba. Destaque também pro vôlei feminino (15 a 17) que superou o Piauí por 2 sets a 0, e o handebol feminino do Salesiano Dom Bosco (12 a 14 anos), que derrotou Sergipe por 18 a 16. Ainda com chances, todas as equipes baianas decidem a classificação nos jogos deste domingo (22).
Jogos

Fonte: Ascom/Sudesb