Com a meta de prestar assistência a 128 empreendimentos de 25 municípios, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) reinaugura o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste Baiano nesta sexta-feira (6), às 16h.
O espaço multifuncional, que recebeu um investimento de R$ 1,6 milhão, vai oferecer ações de assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para associações, cooperativas e grupos produtivos da região.
A gestão do centro, localizado na Avenida Santos Dumont, n.º 131, no bairro São Vicente, será realizada pela organização social Casa da Cidadania.
Cesol
Os Cesols são unidades de caráter comunitário, que integram a política pública estadual de economia solidária conduzida pela Setre. Os equipamentos se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.
Além de Vitória da Conquista, os Centros Públicos de Economia Solidária estão presentes em Salvador, Cruz das Almas, Guanambi, Itabuna, Nilo Peçanha, Pintadas, Juazeiro, Irecê, Monte Santo, Serrinha, Lauro de Freitas e Piatã.
Para garantir o funcionamento desses espaços, o Governo do Estado assinou neste ano contratos de gestão que somados envolvem cerca de R$ 19,4 milhões. Desde 2013, quando foram criados, os centros já atenderam 2.270 empreendimentos, com mais de dez mil famílias contempladas. 
Fonte: Ascom/Setre