O Hospitality Experience 2019 reúne 200 agentes e 100 operadores de turismo nacionais e internacionais em Salvador. Nesta 4ª edição, o evento é realizado no Porto Salvador Eventos, desta quarta (7) a quinta-feira (8). O objetivo é mostrar as novas tendências do mercado de turismo para o trade, oferecer capacitação, oportunidades de network e palestras sobre diversos temas.
A iniciativa trouxe para a capital baiana representantes do Canadá, Peru, Israel, Colômbia, dentre outros países. Na abertura, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, ressaltou a importância do evento para a Bahia, pois está "reunindo os principais ‘influenciadores’ daqueles que pretendem programar suas próximas viagens". 
O secretário lembrou as ações do Governo do Estado que contribuem diretamente para a locomoção dos turistas que visitam a capital baiana, a exemplo do metrô, que liga o aeroporto ao centro da cidade, e também da requalificação do Centro Histórico, do Museu de Arte Moderna (MAM), dentre outros equipamentos turísticos.
Ele acrescentou que todo o estado foi beneficiado recentemente com o pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, que abrange todas as companhias que atuam no Brasil. A medida prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3% e a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%, além das intermediárias. 
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Glicério Lemos, a união da iniciativa pública e privada para fazer o turismo acontecer no estado é muito importante. Ressaltou ainda que a ocupação hoteleira teve um aumento de 22,58% de 2015 para 2018 e que esse aumento reflete não apenas no setor hoteleiro, mas em toda a cadeira produtiva.
O evento, que é uma iniciativa da ABIH em parceria com o Sebrae, também trouxe a experiência da Associação Brasileira de Operadores de Turismo (Braztoa). Na ocasião, foram realizadas rodadas de negócios com o trade turístico local, além de operadores de turismo.
Fonte: Ascom/Setur