Atividades como caminhar e subir escadas tornam-se um desafio quando as artérias do coração ficam entupidas. Em alguns casos, os médicos optam por uma cirurgia para solucionar a questão. Foi o que ocorreu na terça-feira (27), pela primeira vez, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, no sul da Bahia. Um paciente de 70 anos, morador do município de Guaratinga, foi submetido a um procedimento de revascularização do miocárdio, popularmente conhecido como ponte de safena.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressalta o compromisso em ampliar e descentralizar os serviços de alta complexidade para o interior. "Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau já realiza mais de 180 cirurgias ortopédicas, procedimentos neurocirúrgicos e implantes de marcapasso e desfibrilador cardíaco. Agora, entra para o rol de procedimentos a revascularização do miocárdio e as trocas valvares", afirma o secretário, lembrando ainda que esses procedimentos serão realizados em breve em Irecê, Barreiras, Vitória da Conquista, dentre outras localidades.
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
O cardiologista e diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves, explica que "a partir de setembro estão previstas dez cirurgias por mês, mas a capacidade instalada é de até 20 procedimentos mensais".
Fonte: Ascom/Sesab