Pesquisadores de renome internacional, que discutem globalmente as repercussões econômicas e ecológicas sobre a sociedade e os oceanos, já estão confirmados para o I Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul – Promovendo Redes de Inovação para o Nordeste Brasileiro, programado para os dias 14 e 15 de agosto, no auditório do Senai/Cimatec, no bairro de Piatã, em Salvador. 
O evento, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o The Air Center, terá a presença de professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Áustria, África do Sul e Gana.
Entre os nomes mais esperados para o fórum destaca-se Jerry Miller, profissional renomado na questão da formulação de estratégias da sociedade para o enfrentamento das mudanças climáticas, tendo sido assessor de políticas para os oceanos do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Miller liderou o desenvolvimento de C&T da primeira política oceânica dos Estados Unidos.
Outro conceito que será abordado durante o fórum será o de Cidades Resilientes, onde o desenvolvimento sustentável e tecnológico promove uma transformação urbana sustentável, capaz de recuperar o equilíbrio após ameaças e danos. Grande expressão mundial na utilização de materiais otimizados para inovação de design e urbanismo de código aberto, o especialista D. K. Osseo-Asare é presença confirmada no evento. Osseo-Assare é PhD em Ciências dos Materiais e Engenharia pela Berkeley University, professor de Ciência e Engenharia de Materiais na PenState University, onde também coordena o Laboratório de Materiais Humanitários.
Entre os palestrantes internacionais figuram ainda nomes como Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal; Jorge Del Rio Vera, engenheiro de telecomunicações, doutor em observação da terra, e oficial de assuntos científicos do Escritório para Assuntos do Espaço Exterior da ONU; Gregory Jenkins, PhD em Ciência Atmosférica, Oceânicas e Espaciais pela Universidade de Michigan; Stewart Bernard Pesquisador do Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (CSIR) na África do Sul; Foster Mensah, da Universidade de Gana, especialista em sensoriamento remoto; e George Wiafe, diretor do Centro Marinho Regional da Universidade de Gana e gestor de Projeto de Gestão de Áreas Marinhas e Costeiras da África Ocidental. 
Ao todo, serão 51 especialistas nacionais e internacionais que vão contribuir para um significativo debate de ideias, conceitos e experiências inovadoras. O fórum será um espaço aberto para colaboração científica e tecnológica, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente e promoção da Economia Azul no Oceano Atlântico e nas costas. As inscrições podem ser feitas neste link

Fonte: Ascom/Sema