Conhecer o Programa de Gerenciamento de Recursos Hídricos (PGHR) do Polo Industrial de Camaçari (PIC). Esse foi o objetivo da visita do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia, Leonardo Góes, acompanhado do superintendente de saneamento da SIHS, Carlos Fernando Abreu, e do diretor de saneamento urbano, Cláudio Sales, na manhã dessa última terça-feira (20).

Durante a visita, foi apresentado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC) e pela Cetrel, suas principais ações, com destaque para o Programa de Gestão de Recursos Hídricos (PGRH). O PGRH tem como principais objetivos a preservação e proteção dos aquíferos utilizados na área do Polo Petroquímico de Camaçari, a otimização e racionalização do uso da água, e também a identificação e eliminação das fontes de contaminação.

No encontro, também foi proposta uma agenda integrada entre a Cetrel e a SIHS, para compartilhamento de tecnologias no monitoramento de poços, visando estabelecer estratégias para aumentar a longevidade dos aqüíferos como também assegurar a utilização dos recursos hídricos de maneira sustentável.

“O diálogo com o setor industrial permite uma  visão integrada dos planos de abastecimento de água do Estado, que prioritariamente visam garantir o consumo humano, mas também permite estabelecer uma estratégia para fomentar o desenvolvimento industrial de maneira equilibrada às necessidades de ambos”, destacou o secretário Leonardo Góes.

Fonte: Ascom/SIHS