Levar água de qualidade às casas dos baianos que moram no interior, seja nas sedes ou nos distritos, é uma das prioridades do governo estadual. Mais um passo nessa direção é a entrega da ampliação de um sistema integrado de abastecimento em Várzea do Poço, no centro norte da Bahia. Orçada em mais de R$ 26 milhões, a obra beneficia 78 mil habitantes de quatro municípios da região.

Executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a intervenção representa a segunda etapa das fases 2 e 3 do sistema integrado de Pedras Altas, alcançando, além de Várzea do Poço, os municípios Várzea da Roça, Mairi e Quixabeira. A obra envolveu a extensão da adutora em mais 38 mil metros e a colocação de duas estações elevatórias e de dois reservatórios apoiados, bem como a construção de uma estação de tratamento de água com vazão de 143 litros por segundo.

Agricultura Familiar

Um equipamento de fundamental importância para a população de Várzea do Poço e que tem ligação direta com a agricultura familiar – outra prioridade de gestão –, o Centro de Abastecimento, conhecido na região como Mercadão, foi totalmente reformado pelo Governo do Estado.

Foto: Paula Fróes/GOVBA
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)

A obra, orçada em R$ 300 mil e executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado  (Conder), permitiu a colocação de esquadrias metálicas e de madeira, instalação de novo revestimento, piso nas áreas externa e interna, nova cobertura, paredes e painéis, além de instalações sanitárias e elétricas.

Ainda na área da agricultura familiar, 320 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram entregues em Várzea do Poço. O documento, entre outras finalidades, possibilita que pequenos produtores tenham acesso a financiamentos, o que viabiliza o aumento da produção.

Outras ações

Ainda em Várzea do Poço, uma ação importante do Governo do Estado foi a entrega da grama sintética do Estádio Municipal Plácido Paulo de Oliveira. A ação, promovida pela Secretaria do Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre), recebeu R$ 585 mil em recursos. O município foi beneficiado também com uma ambulância tipo van.

Foto: Paula Fróes/GOVBA
(Foto: Paula Fróes/GOVBA)