Prevenção contra acidentes e riscos de eventuais incidentes no posto é o objetivo principal do treinamento voltado à Segurança do Trabalho, que foi realizado no posto SAC Shopping da Bahia. A capacitação, que já passou por 14 postos da rede entre capital e interior e atendeu a 1.071 colaboradores em 2019, tem previsão de acontecer na unidade de Teixeira de Freitas, no mês de setembro.

Ministrada pelo técnico em Segurança do Trabalho da Superintendência de Patrimônio (Supat) da Secretaria da Administração (Saeb), Uendel Vilas Boas, a capacitação traz informações sobre a legislação que trata do tema, e orientações sobre percepções de risco no local de trabalho. Também acontece um treinamento prático de evacuação para casos de incêndio, com a presença da equipe de brigadistas de cada posto.

A equipe da brigada executa as ações subdivididas em grupos. Cada um tem a sua função pré-definida na retirada de todos que estiverem no ambiente. Vilas Boas destaca a importância do treinamento para a prevenção. "O objetivo é a preservação da vida de todos que estiverem no ambiente, no caso de um eventual sinistro", disse. A capacitação beneficiou a 65 colaboradores no SAC Shopping da Bahia.

A ação é realizada pela Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), através da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ). Para a diretora, Nilza Rios, o treinamento demonstra o compromisso do SAC com a segurança e a integridade física dos colaboradores e dos cidadãos. "São premissas alinhadas com a missão, a visão e os valores da Rede SAC”, ressaltou.

A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Além disso, operam em todo o estado três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento, endereços e agendamento de serviços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC.

Fonte: Ascom/ Saeb