Delegações do interior do estado que vão competir nos Jogos Universitários da Bahia (JUBA), realizado até domingo (18), já estão acampadas nas dependências do Centro Pan-Americano do Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Ao todo, mais de 600 estudantes estarão reunidos nesta ‘vila do esporte’.
A delegação de Barreiras foi a primeira a chegar em Lauro de Freitas. Também já estão nas instalações do CPJ estudantes de Guanambi, Jequié, Caetité e Teixeira de Freitas. As demais delegações chegarão até as 10h desta quinta-feira (15). A área possui camping, espaço para refeições, segurança e iluminação, além de mesa de ping-pong e pebolim.
Entre os estudantes, Emerson Vieira, 29 anos, é um veterano no JUBA, completando sete participações nos jogos. Formado em letras e doutorando em linguística, ele competirá pelo voleibol da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Esta será mais uma boa oportunidade de conhecer atletas de outras universidades e poder até fazer novas amizades”, disse.
A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e organização da Federação Universitária da Bahia (Fube). Ao todo, são 14 modalidades a serem disputadas em oito locais distintos de competição, nas cidades de Lauro de Freitas e Salvador. São esperados 1,3 mil atletas de 42 instituições de ensino superior da Bahia, sendo a maioria delas da rede pública.
Modalidades 
Fustal, basquete 3 x3, handebol, jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê são as modalidades previstas. As provas serão disputadas na piscina olímpica da Bonocô (sábado), Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Clube da Adelba, ginásios do Ifba (Barbalho) e Unirb (Patamares), Centro de Treinamento da Ribeira, Ginásio Municipal de Lauro de Freitas e Centro Pan-americano de Judô (CPJ).
JUBs 
A fase estadual é seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que, depois de 51 anos, voltam a acontecer na Bahia, entre os dias  21 e 28 de outubro. Neste evento, são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil, que disputarão jogos em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e Lauro de Freitas. 
Fonte: Ascom/Sudesb