O regime de colaboração entre os sistemas de ensino é uma das pautas estratégicas que estão sendo discutidas durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado na Costa do Sauípe, na Bahia. Considerado o maior evento da educação pública do país, o fórum foi aberto na terça-feira (13), com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, representando também o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria da Educação do Estado participou de um encontro com o presidente da Undime Bahia, Willians Panfile, e cerca de 150 secretários municipais, como forma de intensificar a agenda voltada para as aprendizagens. O regime de colaboração é um tema transversal da Agenda da Aprendizagem elaborada pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com prioridades para a educação pública. O assunto é considerado fundamental para a efetividade das políticas públicas e estratégias transformadoras para o setor. 
O professor Paulo Gabriel, assessor da Secretaria da Educação do Estado, dialogou com os secretários municipais e destacou o regime de colaboração como fundamental para garantir a qualidade da Educação em toda as etapas da Educação Básica. "A Secretaria da Educação do Estado vem se empenhando em promover a união de todos os segmentos da Educação baiana para unificar ações, visando garantir que os estudantes possam fazer todo o seu percurso escolar, da Educação Infantil ao, no mínimo, Ensino Médio, com sucesso. Este encontro, em um espaço privilegiado como o fórum, é oportuno para um diálogo e um alinhamento cada vez maiores nesta direção", afirmou. 
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação/Undime)
O fórum reúne cerca de 1,5 mil dirigentes, técnicos de secretarias e educadores, que discutem os três pilares de uma educação de qualidade: financiamento, gestão e aprendizagem, em diversas atividades como conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas. O evento segue até sexta-feira (16). 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado